A minha missão é só minha e de mais ninguém

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

A minha missão é só minha e de mais ninguém

Texto-base: Marcos 1.35-42
Objetivo do sermão: Consagratório.
Assunto Principal do Texto: Jesus cumpriu a sua missão (vs 38b).

Mensagem de Deus: Cada cristão precisa cumprir a missão (ou as missões) que Deus tem designado para si.

Frase de Efeito: A MINHA MISSÃO É SÓ MINHA, DE MAIS NINGUÉM

Pergunta Auxiliar: – Quais foram os SEGREDOS de Jesus, que permitiram que Ele cumprisse a sua missão?

PRIMEIRO SEGREDO: INTIMIDADE COM O PAI – vs. 35.

A minha missão é só minha e de mais ninguém

Explicação: Jesus acordou bem cedo (ainda era noite), procurou um lugar deserto, e ali orava. Ele tinha e mantinha um relacionamento real e verdadeiro com o Pai. Não podia iniciar seu dia sem dedicar um tempo de oração.
Ilustração: Deus sempre está muito ocupado, cuidando de tudo o tempo todo, mas, mesmo assim, Ele sempre encontra espaço em sua agenda para ouvir a nossa oração, quando nos aproximamos dele. Será que somos mais importantes ou mais ocupados que Ele?

Fundamentação: I Ts 5.15: “Orai sem cessar”.

Ponto-Cruz: Até na hora do seu sofrimento na cruz, Jesus ainda demonstra intimidade com o Pai (“Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”).

Aplicação: Quanto mais ocupado será o seu dia, mais tempo de oração você precisará dedicar ao acordar, ou antes de ir dormir.

Apelo do meio: Não deixe Deus fora da sua agenda, pois Ele nunca deixa você fora da agenda dele.

SEGUNDO SEGREDO: SENSO DE PRIORIDADE – vs 38-39.

A minha missão é só minha e de mais ninguém

Explicação: O ministério de Jesus lá em Cafarnaum estava indo muito bem. Pessoas vinham de todas as partes para serem tocadas e curadas por Ele. Era uma situação confortável, mas Jesus não veio a este mundo apenas para curar. Naquele momento a sua prioridade era pregar o Seu evangelho para o maior número de pessoas possível (vs 38b). Ele sabia das suas prioridades, por isso, deixou o conforto de Cafarnaum e saiu à pé, para ir pregar o evangelho em outros lugares.

Ilustração:

Fundamentação: Hb 3.13, I Pe 1.17.

Ponto-Cruz: _____________________________________________

Aplicação: Se também queremos cumprir a missão que Deus tem-nos designado, devemos deixar de lado o nosso conforto e parar de perder tempo com distrações bobas. Devemos priorizar o que é importante.

Apelo do meio: _____________________________________________

TERCEIRO SEGREDO: COMPAIXÃO – vs 41.

A minha missão é só minha e de mais ninguém

Explicação: Apesar da estar buscando cumprir suas prioridades, ao olhar a situação de exclusão social e profundo sofrimento físico e mental daquele leproso, Jesus, movido de compaixão, parou tudo o que estava fazendo, estendeu a sua mão, tocou e curou o doente.
Ilustração:

Fundamentação: Lc 10.33.

Ponto-Cruz: A cruz é a prova maior da compaixão de Deus por nós.

Aplicação: Não importa o quanto estamos ocupados, devemos [e podemos] parar o que estamos fazendo para socorrer uma pessoa que está sofrendo, mas só conseguiremos agir como o Mestre se sentirmos a mesma compaixão que Ele sentia.

Apelo do meio: Olhe as pessoas que estão sofrendo, caídas nas sargetas, drogadas, prostituídas, depressivas, angustiadas, desesperadas… Olhe, páre, estenda a mão, toque, cure. A vida é mais importante que a nossa agenda e as nossas prioridades.

CONCLUSÃO

Se queremos cumprir a missão (ou as missões) que Deus tem designado para nós, precisamos entender e interiorizar os segredos de Jesus, que o levaram a cumprir sua dificílima missão. E os seus segredos são:
– Intimidade com o Pai.
– Senso de prioridade.
– Compaixão.

APELO FINAL

A minha missão é só minha e de mais ninguém
Autor: Pr Ronaldo Franco

A minha missão é só minha e de mais ninguém
Novembro 2009

A minha missão é só minha e de mais ninguém

 

Site do Pastor

ÚLTIMOS POSTS

Seu Você Oposto

Mateus foi um apóstolo, um autor de um dos evangelhos. Mas, antes que dele ser Mateus, ele foi Levi, um judeu que trabalhou para a

Leia Mais »