Adolescente cristã recebe certificado da Nasa e tem asteroide batizado com seu nome

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

A adolescente cristã Bruna Pontes, de 15 anos, recebeu um certificado da Nasa por participar e se destacar em uma campanha de busca por asteroides da agência espacial. A menina, de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, também teve seu nome batizado em um asteroide, em sua homenagem.

“Estou muito feliz, mas considero mais importante mostrar que todos têm a possibilidade de conseguir ir além. Não basta apenas se preocupar com as provas, temos mais caminhos a seguir”, disse a estudante, em entrevista ao G1.

A premiação aconteceu em 2019, mas somente agora foi publicada pelo International Astronomical Search Collaboration (IASC) e WGSBN Bulletin, publicação do International Astronomical Union (IUA). 

Aos 13 anos, Bruna foi uma das alunas da rede pública a ser indicada para participar de um programa de astronomia, em parceria com Clube de Astronomia de Campos. Como parte do projeto, ela integrou a Campanha Internacional de Busca por Asteroides, da Nasa.

Durante um mês, a estudante passou três horas por dia observando imagens do universo. Bruna se destacou nas descobertas e observações de asteroides e foi condecorada. O asteroide 2013 EG44 recebeu o nome “Brunapontes”, em homenagem a menina, que se tornou uma das pessoas mais jovens a terem seu nome batizado num corpo celeste. 

Com o nome nas estrelas, Bruna agora tem grandes planos para o futuro. A adolescente cristã, que é fã de ciência e geografia, pretende seguir a carreira de astrônoma. Em breve, ela vai iniciar sua bolsa de estudos no projeto Jovens Astros do Amanhã, que conta com o financiamento do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

Segundo Bruna, que congrega na Igreja Adventista de Campos, ela não imaginou que participar do projeto astronômico a levaria tão longe. “Foi uma alegria extraordinária, nunca imaginei que isso um dia aconteceria comigo. Eu nem tenho palavras para expressar”, disse ao Notícias Adventistas. 

Guia me

ÚLTIMOS POSTS