Afeganistão está no topo da Lista Mundial da Perseguição por tentar exterminar cristãos

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Afeganistão era o segundo país mais violento do mundo para os cristãos. Agora é o primeiro. A Coreia do Norte liderou no topo da lista durante 20 anos consecutivos por causa de sua hostilidade com a Igreja de Cristo.

Agora, o Afeganistão toma seu lugar depois dos últimos acontecimentos no país.  Em 2021, enquanto o Talibã avançava, a situação no Afeganistão se tornou manchete ao redor do mundo. 

O grupo extremista islâmico tomou o poder em agosto, e desde então o país tem vivido uma crise sem precedentes. Todos os dias, milhares de afegãos deixam o país em busca de um lugar seguro longe do Talibã. 

Sobre a fuga em massa dos afegãos

Mais de 2 milhões de afegãos fugiram para países vizinhos e mais de meio milhão foram deslocados internamente. Porém, muitos dos que conseguiram chegar em outros países são enviados de volta quando são descobertos. 

O ódio pelos cristãos por parte dos extremistas islâmicos é visível e declarado. Isso porque deixar o islã é considerado uma vergonha. Os cristãos ex-muçulmanos enfrentam terríveis consequências quando a nova fé é revelada.

Eles precisam fugir do país ou são mortos das formas mais cruéis. O Talibã deixou claro que as leis e os hábitos conservadores islâmicos serão mantidos. Cristãos ex-muçulmanos não têm nenhuma opção a não ser obedecê-los. Por lá, é impossível viver abertamente como cristão.

Perseguição aos cristãos na Coreia do Norte e no Afeganistão

O secretário geral da Portas Abertas no Brasil, Marco Cruz, esclareceu em entrevista ao Guiame que o fato da Coreia do Norte descer uma posição na Lista Mundial da Perseguição para dar lugar ao Afeganistão, não quer dizer que a perseguição por lá diminuiu. 

“A Coreia do Norte atingiu seu maior nível de perseguição desde o início da pontuação [pela Portas Abertas]. Então, a perseguição aumentou na Coreia do Norte, só que aumentou ainda mais no Afeganistão”, ele esclareceu. 

“A perseguição no Afeganistão, que já era muito crítica, agora piorou. Todos os cristãos são secretos por lá, e se descobertos vão enfrentar a morte”, continuou.

Atualmente, os dez países mais perigosos para um cristão viver, de acordo com a Portas Abertas são: Índia, Irã, Paquistão, Nigéria, Eritréia, Iêmen, Líbia, Somália, Coreia do Norte e Afeganistão. A organização pede orações pela Igreja Perseguida.

Guia me

ÚLTIMOS POSTS