Casa do oleiro: Aprendendo com Jeremias

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Desce até a casa do oleiro e lá ouvirá minhas palavras. Você conhece a parábola do oleiro? Ela é retratada em Jeremias 18:2. Vamos conhecer e entender mais neste artigo.

“Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem. Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?, pergunta o Senhor. Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.”

Após ler essa mensagem, aproveite para ler também:

Você que já conhece a parábola do oleiro, já se perguntou por que Deus não conversou com Jeremias onde ele estava? Por que será que Deus o mandou até a casa do oleiro?

É que tem coisas que, muitas vezes, não conseguimos compreender apenas ouvindo ou lendo, precisamos ver com nossos próprios olhos e ampliar assim nosso conhecimento.

Quando Jeremias desce à casa do oleiro, vê ele totalmente entregue e dedicado à sua obra.

Enquanto o oleiro fazia seu vaso, o mesmo se desfez e ele precisou moldar tudo outra vez. Então veja: ele viu o vaso sendo produzido, depois o vaso sendo estragado, e em seguida o oleiro precisando refazer o vaso.

Casa do oleiro: O trabalho com Deus

Não existe nenhum trabalho que possa ensinar melhor o relacionamento de Deus com o ser humano, do que o trabalho do oleiro. Primeiro porque o ser humano foi feito do barro, e Deus criou todo o resto com o poder de sua palavra.

Deus formou o homem com o pó da terra e o formou em suas próprias mãos. Por isso essa parábola do oleiro é extremamente importante para todos os cristãos, até mesmo para compreendermos nossa relação com Deus.

Parábola do oleiro continua nos dias atuais

Você deve saber que um novo homem é criado quando ele é batizado nas águas, e recebe o espírito santo?

Naquele momento, podemos também entender que a parábola do oleiro está presente nos dias atuais, porque naquele momento de renascimento, um novo homem é moldado.

Na construção de um vaso, o oleiro precisa escolher o barro e o barro é encontrado no lamaçal, onde nem sempre o oleiro encontra o barro limpo, mas mesmo assim ele o leva para trabalhar e surgir um barro limpo.

A partir disso, ele terá um material para poder construir todo o seu trabalho.

Onde Deus buscou você? Na lama!

Então, pare agora para pensar, se você acredita que está no fundo do posso, jogado na lama, saiba que você tem esperanças de se tornar uma pessoa melhor.

Você pode se renovar e transformar em uma nova pessoa. A parábola do oleiro ensina isso a você. Acredite no poder que Deus tem de buscar e criar um novo recomeço.

 

Mensagem Biblica

ÚLTIMOS POSTS