Casal de televangelistas da teologia da prosperidade vira tema de filme

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Um filme sobre um casal de televangelistas pregadores da teologia da prosperidade será lançado em breve com os atores Jessica Chastain e Andrew Garfield interpretando Tammy Faye Bakker e Jim Bakker.

Tammy e Jim exerceram enorme influência nos Estados Unidos durante os anos 1970, quando fundaram a organização PLT (Praise The Lord, que em tradução do inglês significa Louvai ao Senhor), e se tornaram milionários na década seguinte, quando construíram um império de comunicação que arrecadava US$ 130 milhões anualmente no auge e alcançava 13 milhões de casas diariamente.

O casal se tornou famoso nos EUA muito por conta da simpatia de Tammy, que se valia de uma expressão chorosa ao pedir doações, convidando os telespectadores a abrirem os corações a Jesus e financiarem a PLT.

A queda

Após anos de ascensão, escândalos sexuais e financeiros derrubaram o casal. Primeiro, a Receita começou a investigar se o casal de televangelistas estariam usando seu ministério isento de pagamento de impostos para custear um estilo de vida glamouroso e extravagante, com muitas casas, empregados, carros de luxo, joias e até uma casa de cachorro com ar-condicionado.

Quando os apoiadores da PLT souberam do vício de Tammy em remédios de tarja preta, e posteriormente, uma acusação de estupro pesou contra Jim, o império do casal começou a ruir.

Antes do final da investigação, ele deixou a PTL, em 19 de março de 1987, admitindo que teve um encontro sexual em 1980 com Jessica Hahn, ex-secretária da igreja em Nova York que depois vendeu sua história e posou nua para a revista Playboy.

Quando os problemas se multiplicaram, a PTL foi tomada pelo pastor rival Jerry Falwell, que Jim Bakker culpou pelo colapso da organização. Condenado a 45 anos de prisão, ele teve a sentença reduzida para 18 anos em agosto de 1991, sendo preso no ano seguinte.

Tammy Faye, depois de inúmeras declarações de lealdade a Jim, divorciou-se dele e casou com Roe Messner, magnata cristão do setor de construção. Em 2007 ela morreu em consequência de um câncer no cólon.

Jim cumpriu sua sentença e, ao deixar a prisão, fundou um novo programa de TV, chamado Jim Bakker Show, e se casou com Lori Bakker. Mantendo o mesmo estilo extravagante, o televangelista já prometeu a cura de DSTs através de um gel de prata e, recentemente, se envolveu em polêmicas sobre a pandemia do novo coronavírus.

O filme

O longa-metragem The Eyes of Tammy Faye, ainda sem título em português, é inspirado no documentário homônimo dirigido por Fenton Bailey e Randy Barato. Além de Jessica Chastain e Andrew Garfield, os atores Cherry Jones e Fredric Lehne são destaque no elenco.

“Fiquei muito impressionada com ela e sua história. O que eu mais amei em Tammy é sua capacidade de amar. Ela sabia o que era não se sentir importante e não queria que ninguém experimentasse isso”, disse a atriz protagonista, conforme informações do Omelete.

Gospel Mais

ÚLTIMOS POSTS