Casos de eutanásia atingem recorde na Bélgica em 2021

Bruxelas, Bélgica

De acordo com o novo relatório publicado recentemente pela Comissão Federal Belga de Controle e Avaliação da Eutanásia (CFCEE, sigla em inglês), 2.699 pessoas morreram por eutanásia em 2021 na Bélgica.

“O número de eutanásias registradas aumentou 10,39% em relação ao ano anterior (2.445 em 2020)”, aponta a CFCEE.

Enquanto em 2020 o número de casos de eutanásia caiu excepcionalmente 10% devido à pandemia, os números de 2021 são os mais altos desde que a eutanásia foi legalizada na Bélgica em 2002.

Os cientistas alertam que esses números podem ser ainda maiores, pois estima-se que entre 25% a 35% dos suicídios assistidos não são notificados .

O relatório afirma que “as principais condições para as quais a eutanásia foi solicitada eram cânceres ou uma combinação de várias condições (polipatologias) que provavelmente não melhorariam e que causavam cada vez mais deficiências graves e até falência de órgãos”.

Os pedidos de eutanásia “com base em perturbações mentais e comportamentais permanecem marginais (1,9% de todas as eutanásia, 24 casos por perturbações psiquiátricas e 26 por demência)”, acrescenta o CFCEE.

Pacientes com mais de 70 anos e em casa

Em relação à idade, um terço (32,2%) das pessoas que morreram oficialmente por eutanásia tinham menos de 70 anos, mas acima de 40 anos, pois “a eutanásia em pacientes com menos de 40 anos continua sendo muito pouco frequente (1,4%)”. O maior grupo de pacientes está na faixa etária de 80 a 89 anos (29,3%).

O CFCEE sublinha ainda que “não foi registrada nenhuma eutanásia de menores não emancipados em 2021”

Além disso, tal como em anos anteriores, a maioria das eutanásia ocorreu em casa (54,3%) e em hospitais (29,6%), e “o número de eutanásia em lares e lares de idosos (14,3%) está a aumentar ligeiramente”.

Os números mostram que há mais suicídios assistidos entre a população flamenga do que a da Valônia, porque 74,3% dos pedidos de eutanásia são escritos em holandês, contra 25,7% em francês, proporção que se mantém estável em relação a 2020.

Eutanásia na Europa

Além da Bélgica, a eutanásia é legal na Holanda e no Luxemburgo há muitos anos, mas o número de países europeus que recentemente legalizaram a eutanásia aumentou para cinco com Espanha e Áustria.

Em Portugal, o veto do Presidente do país bloqueou uma lei que já tinha sido aprovada pelo Parlamento, e o Tribunal Constitucional italiano bloqueou recentemente o pedido de referendo sobre a eutanásia .

Você pode ver o relatório completo aqui (em francês).

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus



Folha Gospel

ÚLTIMOS POSTS

Há momentos em que falar é violar o momento, quando o silêncio representa o maior respeito. A palavra para tais tempos é a reverência, e

Leia Mais »