Com Biden líder, Trump enfrenta último debate antes de eleição nos EUA

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

O tempo está se esgotando para o presidente Donald Trump. Ele está atrás do candidato democrata à presidência, Joe Biden, na maioria das pesquisas nacionais e naquelas feitas nos estados que são considerados “campos de batalha” da eleição. Com isso, o debate de hoje à noite será a última e melhor chance do titular para tentar mudar a trajetória de uma corrida que, a menos de duas semanas de terminar, parece favorecer o rival. As informações são da CNN Brasil.

Depois de uma luta inicial que rapidamente se transformou em uma discussão aos gritos, com Trump interrompendo Biden repetidamente e atropelando o moderador do primeiro debate, o segundo encontro, agendado para a semana passada, foi cancelado. Isso ocorreu por causa do diagnóstico de Covid-19 do presidente e a subsequente recusa em participar de uma reunião virtual.

Desta vez, a Comissão de Debates Presidenciais deu luz verde para um confronto pessoal, mas com uma mudança sem precedentes: os candidatos terão os microfones desligados enquanto os oponentes respondem à primeira pergunta de cada um dos seis blocos do debate.

Os tópicos programados para discussão durante 90 minutos sem intervalo incluem combate à Covid-19, famílias norte-americanas, questão racial nos EUA, mudanças climáticas, segurança nacional e liderança. Mas os temas são apenas os pontos iniciais determinados pela moderadora Kristen Welker, da rede NBC. Para onde os candidatos conduzirão a conversa, especialmente no caso de Trump, é um mistério.

Para impor as regras do debate, a comissão recorreu a algo familiar a um país que hoje opera por videoconferências: o botão de mudo. Mas há dúvidas sobre a eficácia da nova medida.

A campanha de Trump sugeriu que essa limitação de tempo dará a Biden a chance de se atrapalhar. Verdadeiro ou não, o desempenho do primeiro debate sugere que Trump não tem autocontrole para ficar quieto e aguardar a conversa. Se ele tentar interromper, sua voz poderá ser captada pelo microfone de Biden.



Portal do Trono

ÚLTIMOS POSTS

0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
()
x