Como é o caráter de Deus? Ele é coerente

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

É o conhecimento que fortalece a nossa fé em Cristo diariamente, porque senão nos tornamos pessoas fanáticas e sem fundamento nenhum para poder transformar verdadeiramente a nossa vida e a dos demais. É por isso que as perguntas devem ser feitas, para que o espírito de procura seja maior que a inércia. Hoje iremos refletir sobre o caráter de Deus.

Após ler essa mensagem,aproveite para ler também:

Por que devemos refletir sobre como é o caráter de Deus? Por ser uma pergunta simples à simples vista, poderíamos supor que a resposta é até óbvia. Porém, estudar sobre o caráter do Senhor pode nos levar à reflexões muito profundas sobre o que Ele espera de nós e a nossa postura em sociedade como filhos de Deus.

A soberania de Deus

Para começar a responder como é o caráter de Deus, iremos recorrer a uma definição de dicionário.

O dicionário Aurélio define “caráter” como: “[aquilo] que faz com que os entes ou objetos se distingam entre os outros da sua espécie”. E como poderíamos identificar em Deus aquilo que o faz diferenciar entre os demais? Através da sua Palavra.

Porém, muito se escuta falar que Deus pode tudo devido à sua soberania perante o mundo terreno, enquanto que dentro da própria escritura sagrada, a Palavra de Deus, diz que Deus não pode mentir, não pode negar a si mesmo, não pode mudar, não pode ser tentado e nem tentar a ninguém.

Todas essas coisas que Deus não pode estão escritas na bíblia, mas ainda assim há pessoas que acreditam que a soberania de Deus é válida para tudo, tanto para o bem, quanto para o mal. Essa ideia, um tanto quanto precipitada, é distorcida para que os filhos Dele percam a sua fé e se distanciem da sua Palavra.

A verdade é que é justamente essas coisas que Ele não pode, que citamos anteriormente e que foram retiradas da bíblia, definem o caráter de Deus. O Senhor se diferencia entre os demais porque ele é soberano e esta soberania é fiel à sua Palavra, que é justa, benevolente e compassiva.

O caráter de Deus é coerente

Muitas vezes caímos em tentação e pensamos que o Pai nos abandonou, ou nos sentimos desesperançados e até mesmo traídos quando vemos notícias tristes nos meios de comunicação, como desastres naturais, fome, doenças, guerras… Afinal, se o caráter de Deus é justo, por que acontece tudo isso?

Às vezes nos esquecemos de que o mundo que vivemos está imerso na escuridão, e que o Senhor existe em nossos corações porque escolhemos ser do Reino Dele.

Portanto, todas essas tentações ocorrem para colocarmos a nossa própria fé e obediência ao Pai à prova. Esses momentos de fraqueza falam muito mais sobre nós mesmos que sobre o caráter de Deus.

O Senhor é coerente à sua Palavra, por isso é soberano, já que a sua Palavra é justa e benevolente. O nosso dever é corresponder ao chamado de Deus e aproveitar cada tentação do mal para aprofundar a nossa consciência e amor Nele.

Após essa reflexão sobre como é o caráter de Deus, é fácil compreender que o Pai é bom o tempo todo, que tudo o que nos acontece de ruim não é responsabilidade divina, porque na verdade Ele nos ajuda a passar por essas tentações e nos livra do mal.

Mensagem Biblica

ÚLTIMOS POSTS