David Yonggi Cho, fundador da maior igreja da Coreia do Sul, morre aos 85 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Morreu nesta terça-feira (14/09), o pastor David Yonggi Cho, fundador da Igreja do Evangelho Pleno Yoido (Assembleia de Deus) na Coréia do Sul. Ele tinha 85 anos e morreu após sofrer um derrame cerebral.

David Yonggi Cho Cho estava hospitalizado desde junho de 2020, quando desmaiou devido a uma hemorragia cerebral. El veio a falecer em Seul nesta terça (14), deixando três filhos. Seu velório está marcado para sábado (18/09), e a igreja receberá fiéis em luto a partir de quarta-feira (15/09), informou a igreja.

O pastor era fundador da maior e mais popular igreja da Coreia do Sul, a Yoido Full Gospel Church ou Igreja do Evangelho Pleno Yoido, fundado em 1958, quando a Coreia do Sul ainda lutava para se reconstruir das cinzas da Guerra da Coreia, que durou entre 1950 e 1953.

Yoido Full Gospel Church – Foto: Reprodução

De acordo com a Leadership Network, uma organização internacional de líderes religiosos, a igreja de David cresceu e se tornou uma das maiores igrejas do mundo, com mais de 480.000 participantes por semana.

Yoido tinha mais de 500 igrejas locais em toda a Coreia do Sul e enviou milhares de missionários a diferentes países ao longo dos anos, de acordo com um comunicado à imprensa da igreja. O comunicado afirma que o próprio Zhou participou de reuniões e movimentos religiosos em 71 países.

“Ele transmitiu o Evangelho de esperança ao povo coreano, que caiu em desespero após a Guerra da Coreia”, disse a igreja em comunicado. “Ele foi fundamental para o crescimento da igreja coreana, especialmente desenvolvendo a Yoido Full Gospel Church como a maior igreja do mundo”.

Cho nasceu em um lar budista e foi assim até os 19 anos, quando, após ficar doente de tuberculose, se converteu à fé cristã. Em 1958, começou a pregar num bairro pobre de Seul. Após o serviço militar, abriu um novo templo em Seodamun, em 1961, com 1500 membros.

Sob sua liderança, a instituição alcançou um crescimento explosivo e se tornou um símbolo do rápido crescimento do Cristianismo no que era até então um país profundamente confucionista.

Após a igreja crescer, chegando a mais de 10 mil membros. A igreja comprou uma grande propriedade na ilha de Yoido, no rio Han, construindo um grande auditório. Segundo números da própria igreja, ela possui aproximadamente 800 mil membros.

A igreja sustenta cerca de 500 missionários. A Yoido Full Gospel possui igrejas espalhadas pelo mundo, como por exemplo nos Estados Unidos, Brasil, China e Japão.



Portal do Trono

ÚLTIMOS POSTS