Donald Trump diz que contrair a Covid-19 foi “uma bênção de Deus”

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou na noite desta quarta-feira um vídeo em que discursa se dirigindo à nação, no qual chamou a sua infecção pelo coronavírus de “uma bênção de Deus”, classificou um medicamento não aprovado como “cura” e disse que forneceria gratuitamente centenas de milhares de doses de remédios que ainda não passaram por todas as fases de testes aos americanos. As informações são do jornal O Globo.

“Acho que foi uma bênção de Deus que eu peguei”, disse Trump no vídeo de quase cinco minutos, publicado depois de quase dois dias fora da vista do público e pouco mais de três horas antes do vice-presidente Mike Pence começar o debate com a candidato democrata à Vice-Presidência, a senadora Kamala Harris, da Califórnia.

No vídeo, Trump explicou que considerava uma “bênção” ter ficado doente com um vírus que matou mais de um milhão de pessoas, incluindo mais de 211 mil americanos, porque ele acabou tomando um coquetel experimental de anticorpos, ainda em ensaios clínicos, que é produzido pela Regeneron.

“Para mim não foi terapêutico; apenas me fez melhor, certo? Chamo isso de cura”, disse Trump, cuja pele parecia escurecida pela maquiagem e às vezes dava a impressão de ter dificuldade para respirar.

O presidente então disse que todos deveriam ter acesso “de graça” ao medicamento ainda não aprovado e que ele se certificaria de que estivesse em todos os hospitais o mais rápido possível. Ele alegou ter escolhido pessoalmente a droga como parte de seu tratamento.

“Eu me sinto ótimo. Me sinto, tipo, perfeito”, declarou Trump.

Foi a primeira vez que Trump reconheceu ter recebido cuidados que não estão disponíveis para nenhum membro do público em geral, desde que, na última sexta-feira, ele informou que tinha tido um teste com resultado positivo para o vírus.

Trump não forneceu quaisquer detalhes sobre como ele iria acelerar a distribuição da droga, exceto se referindo aos militares e dizendo que eles poderiam ajudar. A Regeneron recebeu mais de US$ 500 milhões do governo federal para desenvolver e fabricar seu tratamento experimental como parte da Operação Warp Speed (Operação Velocdade da Dobra), um esforço federal para criar vacinas e tratamentos viáveis para o vírus.

“São ótimos profissionais, fizeram um trabalho fantástico”, disse ele sobre os profissionais de saúde que cuidaram dele.

Isso inclui Sean Conley, o médico da Casa Branca, que disse em uma entrevista coletiva dois dias atrás que não estava claro se Trump estaria “fora de perigo” por mais uma semana, dado o curso típico da doença.

Ele começou o vídeo dizendo “Talvez você me reconheça, é o seu presidente favorito”, e  encerrou dizendo “Boa sorte”.

O vídeo foi divulgado um dia depois que assessores rejeitaram um possível discurso ao vivo na televisão de Trump, para mostrá-lo firmemente no comando depois de ter voltado para a Casa Branca do Centro Médico Nacional Walter Reed, onde recebeu tratamento para a Covid-19.

O presidente está desesperado para anunciar algum tipo de tratamento definitivo, ou uma vacina, antes da eleição de 3 de novembro, na qual quase todas as pesquisas mostram que ele está atrás de Biden nacionalmente e em estados-chave.

O coquetel de anticorpos Regeneron não é a única droga prescrita a Trump. Ele também está tomando o antiviral Remdesivir, bem como a dexametasona, um corticóide que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) recomendam apenas para pessoas que sofrem de casos graves ou críticos de Covid-19.

Os médicos se recusaram a dizer quais outros medicamentos Trump está tomando enquanto luta contra o vírus.

É impossível saber se o tratamento curou o presidente ou mesmo se ele venceu a doença. A maioria das pessoas com Covid-19 acaba se recuperando, e especialistas médicos também disseram que Trump provavelmente ainda está lutando contra a infecção. A dexametasona, que Trump recebeu pela primeira vez no sábado, é conhecida por criar uma sensação de bem-estar e euforia em muitas pessoas que a tomam bem como explosões de energia, embora especialistas ouvidos pelo GLOBO disseram que esse efeito colateral depende da dose e da duração do tratamento.



Portal do Trono

ÚLTIMOS POSTS

0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
()
x