Em que ano Jesus Cristo nasceu?

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Na época do nascimento de Jesus Cristo, as maneiras de contar o tempo eram diversas e não havia uma contagem padrão, que fosse utilizada como referência. Por isso, a Bíblia não diz com exatidão em que ano Jesus Cristo nasceu, mas dá algumas informações que podem nos levar a uma estimativa.

Procurando entre fatos escritos e dados culturais daquele tempo, há uma resposta para a nossa pergunta inicial, ainda que seja um intervalo de tempo. Por que não continuar a leitura para descobrir em que ano Jesus Cristo nasceu?

Após ler esta mensagem,aproveite para ler também:

Antes ou depois de Cristo?

O calendário romano que divide os tempos entre antes e depois de Cristo (a.C. e d.C.) pode ser um fator de confusão neste artigo, então vamos esclarecer logo as dúvidas iniciais. Esse calendário surgiu após um estudo de um frade chamado Dionísio, o Pequeno, que se encarregou de estudar a bíblia para determinar em que ano Jesus Cristo nasceu.

Na época do nascimento de Jesus Cristo, o calendário utilizado era aquele que contava a passagem dos anos tomando como referência a fundação da cidade de Roma.

Foi assim que munido de teoria bíblica e de ferramentas para fazer os cálculos necessários, Dionísio chegou à conclusão de que Jesus Cristo provavelmente havia nascido no ano 753 depois da fundação da cidade. E assim ficou determinado que a partir de esta data, começaria a contabilização de anos de acordo com o nascimento de Cristo.

No entanto, em 525 d.C, foram feitos outros estudos que contestavam o resultado anterior e que possuíam uma exatidão maior. Na verdade, Dionísio deveria ter encontrado o intervalo do ano 747 ao 749 depois da fundação de Roma como a verdadeira data do nascimento de Jesus Cristo.

Para terminar essa parte, a conclusão é que como os cálculos iniciais estavam equivocados, Jesus nasceu em algum momento no intervalo entre os anos 4 e 6 antes de Cristo.

Em que ano Jesus Cristo nasceu? Uma estimativa

Para entender o estudo que derrubou a estimativa do monge Dionísio, o Pequeno, precisaríamos de uma larga aula de estudos bíblicos, que poderiam durar anos. Porém, há um fato, ou melhor: dois fatos que são rápidos de comentar e respaldam corretamente a teoria de que entre 6 a 4 a.C. foi o ano em que Jesus Cristo nasceu.

Foto retirada do filme “Jesus: A História do Nascimento”, retratando o nascimento de Jesus Cristo.

Nos Evangelhos, com mais precisão, em Mateus 2:1, podemos destacar a parte em que é afirmado que Jesus nasceu durante os dias do rei Herodes. A incoerência? Rei Herodes faleceu no ano 4 a.C.

O outro fato, que fecha a lógica da estimativa, é que logo após que José e Maria fugiram à Belém com Jesus, o rei Herodes mandou massacrar todos os meninos de até dois anos que existiam naquela região. Portanto, antes da morte do rei Herodes, Cristo poderia ter tido até 2 anos.

É por esse e outros fatos que o período entre 6 a.C. e 4 a.C. é a resposta mais exata para a pergunta “Em que ano Jesus Cristo nasceu?”.

Analisando os fatos em torno do ano em que Jesus Cristo nasceu, podemos concluir que o estudo da bíblia deve ser contínuo, porque é absorvendo o conhecimento que podemos transformar a nossa vida de acordo com a vontade de Deus.

Mensagem Biblica

ÚLTIMOS POSTS