Entrevista com Rebeca Andrade: “Eu não chegaria onde cheguei se não fosse por Deus”

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Rebeca Andrade – Foto: Reprodução

Quando Rebeca Andrade estava no palco do mundo nos Jogos Olímpicos de 2020, ela não deixou de dar o crédito de sua conquista histórica a Deus e à sua família. Em entrevista a Karina Bacchi, ela falou sobre sua fé cristã, que vem desde berço.

“Eu não chegaria onde cheguei se não fosse por Deus”, disse a ginasta em participação no Positivamente Podcast, que começou iniciou sua 4ª temporada sendo apresentado por Karina Bacchi.

Ao conquistar a primeira medalha de ouro na ginástica artística para o Brasil, Rebeca Andrade declarou sua fé para o mundo. Ela conta que desde nova foi ensinada sobre a Palavra de Deus por sua mãe, Dona Rosa, em uma casa humilde na periferia de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

“Eu deixei minha família muito cedo, mas os ensinamentos, os princípios, minha mãe me ensinou desde muito nova. Falar de Deus é uma coisa muito natural, é algo que eu sinto dentro de mim, que simplesmente sai. Eu não preciso pensar para falar de Deus, para agradecer a Deus ou minha família, porque sempre foi muito claro dentro de mim”, disse.

Rebeca tem 7 irmãos, todos criados na fé cristã — um deles se tornou pastor. Foi essa base forte que a tornou a pessoa que é.

“Se não fosse pela minha família eu não seria essa pessoa. Eu fui ensinada desde quando eu nasci até os 10 anos, só. Eu poderia ter me tornado outra pessoa, porque eu tive experiências e vivências com outras pessoas, mas a minha fé foi mais forte do que isso”, explicou.

Lesões e experiências com Deus

Rebeca pensou em desistir da ginástica ao lidar com três lesões. Em 2015, ela rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e ficou fora dos Jogos Pan-Americanos e teve outra lesão no mesmo local em 2017. Em 2019, teve que operar o joelho direito pela terceira vez, ainda sem vaga garantida nas Olimpíadas de Tóquio.

“Por mim, eu teria desistido. Mas Deus é muito bom, através dela Ele falou comigo. Ele me deu forças, me pediu para acreditar e que não estava no momento de parar”, revelou a atleta.

Apesar das lesões terem sido difíceis, foram nelas que Rebeca fortaleceu sua fé. Ela conta que, em 2019, dividindo o quarto com uma colega da profissão, teve uma experiência marcante com Deus.

Enquanto sua amiga dormia, ela chorava e pedia um abraço, silenciosamente, pois estava longe da família. Foi aí que Rebeca teve uma surpresa. “Minha amiga dorme muito pesado. Ela acordou, levantou sem dar uma palavra e me deu um abraço. Foi naquele momento que eu soube que Deus estava comigo e estava me ouvindo. Aquele abraço foi Dele. E eu pensei: não vou parar. Eu sei tudo o que Deus está preparando pra mim. Se eu tive que passar por isso, é porque Ele tem algo maior. E realmente tinha”.

Quando teve que passar pela cirurgia no joelho, Rebeca teve outra experiência de fé, desta vez no hospital. Enquanto despertava da anestesia, Deus usou sua própria boca para profetizar sobre seu futuro.

“Eu estava deitada, acordei e falei: ‘Mãe, vou orar’. E comecei a declarar: ‘Filha, não te preocupes. O que eu tenho para você é muito maior do que você imagina. Todo o seu processo é essencial para o seu crescimento. Continue crendo em mim. Coloquei esse talento em você porque você é minha serva e tem um coração puro’”, contou.

“Eu falava para mim mesma e minha mãe estava do lado, também orando”, continuou a atleta, que disse ainda que orou pelas enfermeiras naquele dia. “Ele estava lá e sempre esteve lá. Ele se manifestou completamente, mas sem usar outras pessoas. Ele me usou.”

Para Rebeca, falar de Deus nas entrevistas de TV, nas redes sociais ou nos bastidores não é um problema. “Eu sei de onde eu vim e no que acredito”, afirmou. “Eu não posso impor que as pessoas creiam na mesma coisa que eu. Mas eu gosto muito de falar de Deus. Eu sempre termino minhas conversas falando Dele.”

Por fim, ela deixou uma mensagem de encorajamento: “Continuem confiando e tendo muita fé. Deus sabe de tudo e está preparando coisas incríveis para cada um. É só acreditar e buscar sempre a Palavra.”

Fonte: Guia-me (Luana Novaes)




Folha Gospel

ÚLTIMOS POSTS