Escatologia (Parte 3) – As setenta semanas de Daniel

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Texto: Daniel 9.24-27

I.) As 70 semanas como 490 anos
A maioria dos estudiosos deste texto, independentemente de sua interpretação do mesmo, concordam que Daniel está falando de semanas de anos e não de dias. A palavra hebraica traduzida “semanas” significa “setes”, e se aplica tanto a setes de anos, quanto a sete de dias. A base para a interpretação da profecia de que se refere a semanas de anos, parece se encontrar em Levítico 25.1- 4, onde se faz referência aos anos sabáticos, que são os que caem a cada 7 anos. Em outras palavras, 70 semanas perfazem 490 anos. Este período diz respeito ao teu povo (os judeus) e à tua santa cidade (Jerusalém).

II.) Eventos principais que caracterizam os 490 anos
De acordo com Daniel 9.24, seis eventos principais caracterizam os 490 anos: (1) “fazer cessar a transgressão”, pôr fim à apostasia dos judeus; (2) “dar fim aos pecados”, pode significar expiar os pecados ou selar os pecados no sentido de julgá-los de modo definitivo; (3) “expiar a iniquidade”, uma referência à morte de Cristo na cruz, que é a base para o futuro perdão de Israel (Zc 12.10; Rm 11.26- 27); (4) “trazer a justiça eterna”, no reino milenar do Messias (Jr 23.5-6); (5) “selar a visão e a profecia”, ou seja, colocar o selo divino de confirmação em todas as profecias concernentes ao povo judeu e Jerusalém; (6) “ungir o Santo dos Santos”, a consagração do Santo dos Santos no templo, no Milênio.

III.) A data de inicio dos 490 anos
Segundo Daniel 9.25, o início dos 490 anos é a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém …” Esta ordem está registrada em Neemias 2.1-8, ou seja, a ordem de Artaxerxes emitida em 445 ou 444 a.C. Se 444 a.C. for aceito como o início dos 490 anos, os 483 anos culminariam em 33 d.C., onde a erudição mais recente colocou a data provável da morte de Cristo (Na interpretação bíblica, as Escrituras autorizam o uso do ano profético de 360 dias; o conceito de que o ano profético tinha 360 dias é confirmado pelos textos Ap 11.2,3; 12.6,14; 13.5; Dn 7.25; 12.7).

IV.) As primeiras 7 semanas
Os 490 anos são divididos em três partes: um período de 7 semanas, seguido de um período de 62 semanas, perfazendo um total de 69 semanas, e posteriormente mais um período de uma semana. Conforme Daniel 9.25, “… as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos”. As praças e as circunvalações foram reedificadas ao cumprirem-se as primeiras 7 semanas (49 anos a partir do decreto).

V.) As 62 semanas seguintes
Depois das 7 primeiras semanas (49 anos), seguir-se-iam imediatamente mais 62 semanas (434 anos), perfazendo um total de 69 semanas (483 anos). Daniel 9.26 diz: “Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará …” Esta profecia claramente se refere à morte de Cristo na cruz para expiação dos nossos pecados.

VI.) O lapso de tempo e eventos entre a 69ª e a 70ª semana
Certos acontecimentos importantes se sucederiam depois das sessenta e duas semanas (que somadas às sete primeiras perfazem um total de 69): a crucificação do Messias (Ungido) e a destruição de Jerusalém no ano 70 d. C. pelos romanos, que são o povo de um príncipe que há de vir. Uma vez que tais acontecimentos deveriam ocorrer depois de as 69 semanas se completarem e antes que a septuagésima semana começasse, deve haver um espaço de tempo entre a conclusão da sexagésima nona semana e o início da septuagésima.

VII.) A 70ª semana
Para muitos comentaristas, parece perfeitamente claro que a septuagésima semana está ainda no futuro e que é o período da tribulação e/ou grande tribulação. Os que seguem esta linha de interpretação, confirmam o cumprimento futuro da última semana pela identificação do “… príncipe que há de vir…” do v. 26 com o pronome “ele” do v. 27, que indicam, ambos, o futuro governante mundial. Os sete anos da última semana começarão quando o futuro governante mundial (Anticristo) fará uma aliança de paz com Israel, a qual será quebrada depois de três anos e meio.
Comparar Daniel 9.27 com Dn 12.11; Mt 24.15; Mc 13.14; 2 Ts 2.3,4; Ap 13.1-18.

Visite o Site do Pr Ronaldo em http://www.ronaldoguedesbeserra.com.br 

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.

Fonte: Cristianismo Total

ÚLTIMOS POSTS