Escatologia (Parte 6) – A grande tribulação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Texto: Mateus 24.15-31

I.) A duração do período
Se a septuagésima semana de Daniel (Dn 9.27) representar o período da Tributação, então temos aqui a informação de que durará sete anos. Harmonizando-se com isto, a segunda metade do período é mencionada em outros textos como “um tempo, tempos, e metade de um tempo” (Dn 7.25; 12.7; Ap 12.14), como “quarenta e dois meses” (Ap 11.2; 13.5) e como 1.260 dias (Ap 11.3; 12.6; cf. Dn 12.11,12).

II.) Antecedentes do período
Jesus fez um sermão profético que está registrado em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21. Neste sermão, Jesus fala de alguns acontecimentos que ocorrerão em um período chamado de “o princípio das dores” que antecederá os últimos sete anos antes da vinda de Cristo. É possível que já estejamos vivendo este período chamado “princípio das dores” (Ver Mateus 24.3-14).

III.) Acontecimentos do período
O período da Grande Tribulação está descrito em vários textos bíblicos: Dn 9.27; Mt 24.15-28; Mc 13.14-23; Lc 21.20-23 entre outros. Todavia, a Bíblia possui um livro que se dedica em sua maior parte para detalhar este período. Dos 22 capítulos do livro de Apocalipse, pelo menos 13 capítulos falam dos acontecimentos que se darão neste período futuro de sete anos chamado de “Grande Tribulação”.
1.) Os sete selos abertos (Ap 6.1-17, 8.1,2) – A natureza dos eventos devastadores que ocorrem com a abertura dos selos, sugere que começam logo após o início da tribulação. É provável que, com a abertura do sexto selo, a primeira metade da tribulação se finde. Isto é, os eventos simbolizados por estes seis selos abertos acontecem nos primeiros três anos e meio do total de sete.
2.) As sete trombetas tocadas (Ap 8.7 – 9.21; 11.15-19) – O soar das trombetas deve seguir o abrir dos selos, visto que emergem do sétimo selo (Ap 8.1,2). As três últimas trombetas são descritas também como três “ais” (Ap 8.13).
A sétima trombeta toca (anuncia) o estabelecimento do reino milenar de Cristo (Ap 11.15- 19). Já que esta sétima trombeta representa a implantação do reino, é evidente que as sete trombetas juntas simbolizam eventos cobrindo a segunda metade inteira da Grande Tribulação.
3.) As sete tacas de ira derramadas (Ap 16.1-21) – Os julgamentos das taças são bastante semelhantes às pragas do Egito. Devido ao fato de os julgamentos das trombetas caírem sobre os últimos três anos e meio do período, uma questão é levantada sobre quando ocorrerá o derramamento das taças da ira de Deus.
São sugeridas duas respostas: (a) Os julgamentos das taças acontecem simultaneamente aos julgamentos das trombetas, pois há certas semelhanças marcantes entre as trombetas e as taças; (b) Os julgamentos das taças acontecem num curto espaço de tempo, bem no final da grande tribulação, entre a sexta e a sétima trombeta.

IV.) Personagens principais do período
O livro de Apocalipse fala de vários personagens. Vejamos alguns que se destacam de forma especial no período da grande tribulação;
1.) As duas testemunhas (Ap 11.3-13) – Exercerão seu ministério por três anos e meio, possivelmente a última parte da grande tribulação. Especula-se serem Enoque e Elias pelo fato de terem sido trasladados ao céu sem experimentarem a morte física. Outros pensam serem Elias e Moisés pois os sinais que as duas testemunhas têm poder de fazer são muito semelhantes aos sinais que Elias e Moisés fizeram durante seus ministérios. Todavia, estes nomes são apenas especulações.
2.) A mulher perseguida pelo dragão (Ap 12.1-6, 13-17) – Segundo a interpretação mais comum, esta mulher simboliza o Israel fiel a Deus, que sofre as dores de parto até dar à luz o Messias prometido.
3.) A besta que emerge do mar (Ap 13.1-10) – O Anticristo.
4.) A besta que emerge da terra (Ap 13.11-18) – O Falso Profeta (Ap 16.13; 19.20).

Visite o Site do Pr Ronaldo em http://www.ronaldoguedesbeserra.com.br

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.

Fonte: Cristianismo Total

ÚLTIMOS POSTS

0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
()
x