Escatologia (Parte 9) – O Milênio

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

I.) A prisão de Satanás
1.) A profecia – Está relatada em Ap 20.1-3. Satanás será amarrado e lançado no abismo por mil anos. Cremos que os espíritos maléficos e demônios serão encarcerados juntamente com ele (Mt 8.29; Lc8.31).
2.) As consequências – Mal podemos imaginar a mudança que isso trará à vida humana. O homem, é claro, ainda terá a natureza carnal, e todo tipo de malfeitoria pode brotar desta fonte. Mas, indubitavelmente, enquanto Satanás estiver afastado no abismo, a iniciação ao pecado será muito reduzida.

II.) As duas ressurreições
1.) A primeira ressurreição – Ocorre quando do arrebatamento da igreja antes da Grande Tribulação. Outra etapa ocorre ao final da tribulação para os santos que morreram e foram martirizados durante o período. Participam da primeira ressurreição somente os salvos, tanto os que morreram na época do Antigo Testamento antes de Cristo, como os salvos que morreram na era da igreja depois de Cristo. “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição …” (v.6). Por que? Porque “… sobre esses a segunda morte não tem autoridade … serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos” (v. 6).
2.) A segunda ressurreição – Ocorre no final do milênio (Ap 20.11-15). Será composta de não salvos mortos em todas as épocas. Todavia, ao final do Milênio, alguns salvos também serão ressuscitados. São aqueles que morreram durante o milênio tendo experimentado a salvação em Cristo (Ap 20.15).

III.) Cristo pessoalmente reinará
Cristo será o Rei absoluto, supremo (ver Lc 1.32,33; SI 2.6; Is 9.6,7; Ap 19.15,16). Na sua posição de rei supremo, Cristo será o Soberano ideal, perfeito. Durante a história, nunca se viu um, mas Cristo preencherá o papel perfeitamente. Terá o conhecimento, sabedoria, atitude, e integridade necessários para possibilitar isso.
1.) Será um reino de justiça perfeita – Quando os inocentes sofrem e os criminosos andam soltos, o coração humano clama por justiça. O reinado de Cristo se caracterizará por justiça perfeita (Jr 23.5; Is 11.3-5; SI 45.6,7).
2.) Será um reino de paz mundial – Outra área de benção será a existência de paz maravilhosa. Não haverá guerras durante o milênio (Mq 4.3,4; Is 2.4; Os 2.18).
3.) Será um reino com benefícios físicos – Algumas passagens indicam que deficiências físicas e doenças serão curadas (Is 33.24; 35.5,6). Isto resultará em longevidade (Is 65.20-22).
4.) Será um reino em que haverá harmonia dentro da criação – A maldição que foi pronunciada sobre o homem por causa da queda também afetou o restante da criação (Rm 8.19-23). No reino milenar, o homem não precisará temer qualquer criatura (Is 11.8-9; 65.25). As forças destrutivas da natureza, tais como as tempestades, os terremotos e os vulcões serão aquietadas.

IV.) Os santos glorificados reinarão com Cristo
Em Apocalipse 20, os que são ressuscitados na primeira ressurreição reinam com Cristo durante o milênio. A natureza exata do seu domínio não é declarada (isto é, os súditos, o grau de controle, e os aspectos da vida e do comportamento envolvidos). Parece, no entanto, que uma recompensa pela fidelidade dos santos será compartilhar ou participar daquilo que Jesus Cristo faz (1 Co 6.2; 2 Tm 2.12; Ap 5.10; 20.4,6).

V.) A derrota final de Satanás
Descrita em Ap 20.7-10. Muitos têm perguntado por que razão Satanás será solto de sua prisão, após os mil anos. Essa ação ajusta-se ao propósito de Deus de demonstrar na história que o homem, entregue aos seus próprios desígnios, irá, apesar das condições ideais, rebelar-se contra Deus. Mesmo que o milênio ofereça à humanidade um ambiente perfeito, com revelação abundante do poder de Deus, o coração maligno do homem manifesta-se no fato de que as pessoas rejeitarão a Cristo para seguir a Satanás, quando este for solto. Essa libertação é também uma demonstração da perversidade de Satanás e dos anjos caídos, pois nem mesmo mil anos de confinamento modificam seu comportamento.

Visite o Site do Pr Ronaldo em http://www.ronaldoguedesbeserra.com.br

Sobre Cristianismo Total

Cristianismo Total é um blog evangélico que tem como objetivo difundir a fé Cristã, que é a mensagem através da qual o Deus Eterno se revelou à humanidade.

Fonte: Cristianismo Total

ÚLTIMOS POSTS

0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
()
x