Estudo sobre a vinha de Nabote

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Em 1 Reis 21 lemos sobre a vinha de Nabote. Essa é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia e possui ensinamentos muito importantes para todos nós. Um estudo e esboço de pregação sobre a vinha de Nabote deve considerar:

  • Textos bíblicos: 1 Reis 21 é o texto principal, mas os textos de 1 Reis 22 e 2 Reis 9 também é importante, pois nele há o registro do extermínio da casa de Acabe cumprindo-se a profecia de Elias.
  • Os personagens principais da história: Acabe, Jezabel, Nabote e Elias.

Personagens principais na história da vinha de Nabote

Os personagens principais no relato da vinha de Nabote são:

  • Acabe: Acabe era o rei do Reino do Norte cuja capital era Samaria. Ele reinou por aproximadamente 22 anos. Ele fez progressos políticos e militares, mas com relação à religião foi um péssimo rei.
  • Jezabel: ela era uma princesa dos sidônicos que casou-se com Acabe devido a uma aliança política. Jezabel era pagã e introduziu o culto pagão e idólatra entre o povo de Israel.
  • Nabote: era um homem temente a Deus que possuía uma vinha em Jezreel, ao lado do palácio que Acabe possuía ali.
  • Elias: era o profeta em Israel naquele tempo. Ele foi um homem usado poderosamente por Deus, e denunciou a forma perversa com que Acabe e Jezabel conseguiram a vinha de Nabote.

Esboço sobre a vinha de Nabote

1. O rei Acabe tenta comprar a vinha de Nabote e ele se recusa a vendê-la (versículos 1-7)

Acabe cobiçou uma vinha que ficava ao lado de seu palácio em Jezreel e fez uma proposta a Nabote, oferecendo uma quantia em dinheiro ou outra propriedade em troca. Nabote se recusou a vender a vinha, pois era herança de seus pais (versículos 1-3).

Por ter recebido como herança, Nabote não podia vendê-la, pois seria uma violação da Lei do Senhor (Levítico 25:23-28), então por lealdade ao Senhor ele não aceitou negociá-la. Acabe ficou indignado e voltou triste para o palácio. Jezabel viu o abatimento dele, e lhe prometeu entregar a vinha de Nabote (versículos 5-7).

3. Jezabel ordena que Nabote seja morto (versículos 8-16)

Jezabel enviou cartas em nome de Acabe e convocou Nabote e comparecer em frente ao povo. Aquele era um julgamento armado, onde ela arranjou falsas testemunhas para acusar Nabote. Ela o acusou de se opor ao rei e de blasfemar contra Deus (versículos 8-10).

A falsa acusação foi aceita e oficializada, e Nabote foi executado por um crime que não havia cometido. D. L. Moody escreve que sempre há homens prontos a venderem seu testemunho por dinheiro a fim de que sirva aos maus propósitos daqueles que os alugam. Logo que Nabote morreu, Acabe tomou sua vinha (versículos 11-16).

3. Elias ameaça Acabe e Jezabel pelo que fizeram com Nabote (versículos 17-29)

Deus levantou o profeta Elias para falar contra Acabe e Jezabel pela forma perversa com que tomaram a vinha de Nabote e também pela forma com que fizeram tudo o que era mal perante o Senhor.

Elias anunciou a morte de Acabe dizendo que os cães lamberiam seu sangue no mesmo lugar que lamberam o sangue de Nabote. Essa profecia não foi cumprida plenamente em Acabe por conta de seu arrependimento, mas foi parcialmente cumprida quando os cães lamberam o seu sangue no açude de Samaria (1 Reis 22:37-38).

Depois, sua casa foi exterminada e seu filho acabou sendo morto no campo de Nabote (2 Reis 9:25-26). Elias também profetizou contra Jezabel dizendo que os cães devorariam sua carne. Essa profecia foi cumprida literalmente (2 Reis 9:10,30-37).

Aplicação sobre vinha de Nabote

  • Nabote preferiu honrar ao Senhor ao invés do rei. Ele preferiu obedecer a Deus mais do que aos homens.
  • Não devemos negociar aquilo que recebemos por providência do Senhor, mesmo que isso custe nossa própria vida.
  • Acabe tinha todos os recursos a seu favor, mas desejou a única coisa que não poderia ter. M. Henry diz que desejos imoderados expõem os homens a contínuos vexames, e aqueles que estão dispostos a se afligir, mesmo estando felizes, sempre encontrarão alguma coisa de que se lamentar.
  • Os homens continuam desejando e tomando a vinha de Nabote. O ímpio pode parecer obter sucesso com sua perversidade, mas o juízo de Deus não o deixará impune.

Veja também:

Esboço de Pregação

ÚLTIMOS POSTS

0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
()
x