Graham visita hospital na Ucrânia e pede cessar-fogo na Semana Santa

O pastor Franklin Graham fez uma viagem a Lviv, na Ucrânia, onde a entidade cristã de ajuda humanitária Samaritan’s Purse montou um hospital de campanha. De lá, escreveu uma carta aos presidentes russo e ucraniano para pedir um cessar fogo durante a Semana Santa.

Na carta escrita pelo pastor e presidente da Samaritan’s Purse, os dois chefes de Estado são convidados à reflexão para que, em respeito à celebração da Páscoa, uma tradição cristã comum aos dois países, um cessar-fogo aconteça entre 10 e 24 de abril.

“Se eles podem parar de lutar por uma semana ou 10 dias, talvez possam parar de lutar por duas semanas”, disse Graham, falando ao portal Religion News Service por telefone de sua casa na Carolina do Norte, após retornar da Ucrânia.

“Se eles pararem por duas semanas, talvez possam parar por um mês. Se pararem por um mês, talvez possam parar de vez. Você tem que começar em algum lugar”, acrescentou o líder evangélico.

A Semana Santa, que começa com o Domingo de Ramos e termina com o Domingo de Páscoa, começa em 10 de abril no calendário gregoriano observado entre as igrejas ocidentais.

Já as igrejas ortodoxas orientais, que são majoritárias na Rússia e Ucrânia, seguem o calendário juliano e celebram a Semana Santa a partir de 17 de abril.

Graham, que foi recebido por Vladimir Putin em 2015, admitiu que não espera que o presidente russo responda sua carta, mas decidiu tentar como forma de não se omitir diante da situação.

No início deste mês, a Samaritan’s Purse montou um hospital de campanha de emergência em uma garagem subterrânea na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia.

Agora, expandiu seu trabalho para incluir três clínicas médicas – duas em Lviv, uma na estação de trem e outra na rodoviária, e uma terceira em Chernivtsi, no sudoeste da Ucrânia.

A Samaritan’s Purse também está financiando os esforços de resgate e socorro de igrejas batistas e pentecostais locais com US$ 16 milhões em doações. Graham disse que a entidade poderá dobrar os recursos se a necessidade se estender.

Gospel Mais

ÚLTIMOS POSTS

Há momentos em que falar é violar o momento, quando o silêncio representa o maior respeito. A palavra para tais tempos é a reverência, e

Leia Mais »