Greg Laurie – O que realmente significa “nascer de novo”

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Algumas pessoas pensam que são cristãs apenas porque vão à igreja. Mas isso não significa que eles tenham um relacionamento com Deus.

O número de americanos que afirmam nascer de novo nunca foi tão alto. No entanto, uma pesquisa realizada entre os chamados cristãos nascidos de novo descobriu que 28% acreditavam que Jesus cometeu pecados como outras pessoas enquanto ele vivia na Terra. E um terço dos que alegam nascer de novo também acreditavam que, se alguém é bom o suficiente, pode ganhar um lugar no céu.

Talvez simplesmente não entendamos o que significa nascer de novo. É obviamente importante. De fato, Jesus disse: “Você deve nascer de novo” (João 3: 7 NVI).

Jesus falou essas palavras a um homem chamado Nicodemos, que era fariseu. Geralmente pensamos nos fariseus de uma maneira negativa, porque Jesus salvou algumas de suas palavras mais contundentes para os escribas e fariseus.

Entre outras coisas, ele os chamou de túmulos caiados de branco. Ele falou sobre como eles se formaram no exterior, perdendo completamente o objetivo.

No entanto, os fariseus eram um grupo de indivíduos bastante admirável. Nunca contando mais de 6.000, cada um deles fez um voto solene diante de três testemunhas para dedicar todos os momentos de suas vidas à obediência aos Dez Mandamentos. (Não que nenhum deles tenha tido sucesso, mas é o que eles tentaram fazer.) Eles levaram a lei de Deus muito a sério.

Assim, o fariseu chamado Nicodemos era um homem devoto. Ele era um homem religioso. Não só isso, ele era um líder. Ele pode até ter sido um nome familiar em Israel. E embora ele fosse educado e profundamente religioso, havia algo faltando em sua vida.

A Bíblia nos diz que Nicodemos foi ver Jesus à noite. Ele provavelmente foi à noite porque tinha medo de ser visto. Todo mundo sabia quem era Nicodemos. E talvez ele estivesse com medo do que os outros pensariam. Mas pelo menos ele foi.

O evangelho de João indica que Nicodemos tinha grande respeito por Jesus, porque lhe disse: “Rabino, sabemos que você é um professor que vem de Deus; pois ninguém pode fazer esses sinais que você faz a menos que Deus esteja com ele” (João 3: 2 NKJV).

Jesus não quer que apenas o admiremos. Ele faz reivindicações radicais, promessas maravilhosas e declarações de mudança de vida que Ele nos desafia a contemplar, pensar e responder.

Então ele disse a Nicodemos: “Em verdade vos digo que, a menos que alguém nasça de novo, ele não pode ver o reino de Deus” (verso 3 NVI).

Infelizmente, o termo “nascido de novo” foi pirateado, esvaziado de seu significado, arrastado pela sarjeta e devolvido a nós, menos seu poder. Hoje, quando as pessoas nos dizem que “nasceram de novo”, nem sabemos ao certo o que elas significam.

Mas Jesus estava dizendo: “Aqui está o que é Nicodemos. Suas crenças religiosas não são suficientes. Apesar do fato de você estar no topo da pilha de sua religião, isso não significa nada. Isso não trouxe você mais perto do céu “.

Nicodemos evidentemente se debateu com isso, porque disse: “Como um homem pode nascer quando está velho? Ele pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer?” (verso 4 NVI).

Em outras palavras, “Jesus, eu não entendo isso. Como posso mudar?”

Então Jesus lhe disse: “Em verdade vos digo que, a menos que alguém nasça da água e do Espírito, ele não pode entrar no reino de Deus. […] O vento sopra onde deseja, e você ouve o som, mas não pode. diga de onde vem e para onde vai. Assim também são todos os que nascem do Espírito” (versículos 5, 8 NVI).

Algumas pessoas dizem: “Eu não vou acreditar, a menos que eu possa vê-lo.” É como alguém dizendo que não acredita em furacões porque não os vê. No entanto, certamente podemos ver os efeitos dos furacões.

Da mesma maneira, não posso te mostrar Deus. Não posso dizer: “Aqui está Deus. Olhe para ele com seus próprios olhos”. Mas eu posso lhe mostrar o efeito da obra de Deus. Há evidências ao nosso redor naqueles que tiveram suas vidas transformadas por Jesus Cristo.

Nicodemos queria que Jesus essencialmente quebrasse esse processo para ele. Então ele disse: “Como podem ser essas coisas?” (versículo 9 NVI). Então Jesus fez uma declaração que muitos cristãos memorizaram: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (versículo 16). Esse é o evangelho em poucas palavras.

Você pode se relacionar com Nicodemos de algumas maneiras. Talvez você também seja religioso, moral e educado. Ou talvez você tenha tido sucesso ou tenha tido alguma fama. Mas você deveria estar pensando sobre o que Deus pensará, porque um dia você estará diante dele. Você não estará lá com seus amigos. Você não estará lá com seus colegas de trabalho. Você nem estará lá com sua família. Você estará lá sozinho.

Talvez você respeite Jesus como uma figura histórica. Talvez você pense que Jesus foi o maior professor de moral de todos os tempos. Mas Jesus não está procurando respeito. Ele nem está procurando admiração. Ele não disse: “Admire-me”. Em vez disso, ele disse: “Siga-me”. Ele está procurando seguidores.

Muitas pessoas pensam que Deus é como um desastre cósmico que está prestes a arruinar suas vidas. Mas nada poderia estar mais longe da verdade. Deus diz: “Pois conheço os pensamentos que tenho em relação a você … pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhe um futuro e uma esperança” (Jeremias 29:11 NKJV).

Você foi criado para conhecer a Deus. E os planos dele para você são melhores do que os planos que você já pensou em si mesmo. Comprometa sua vida com ele e descubra o que ele tem para você.

Greg Laurie é o pastor sênior da Harvest Christian Fellowship, com campi na Califórnia e no Havaí. Greg é o apresentador do programa de rádio sindicalizado nacionalmente “A New Beginning” e também é o fundador e palestrante de destaque da Harvest Crusades e Harvest America. Mais de 600.000 pessoas fizeram profissões de fé por meio desses esforços. Greg está casado com sua esposa, Cathe, há mais de 40 anos, e eles têm dois filhos, Christopher e Jonathan. Greg e Cathe também têm cinco netos. Para saber mais sobre Greg, visite harvest.org.
Artigo originalmente publicado no WND.



Fonte: Gospel Mais

ÚLTIMOS POSTS