Lições para uma Vida de Santidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Texto: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23).
Introdução:

É preciso que o adorador mantenha o seu espírito, a sua alma e o seu corpo plenamente irrepreensível para o dia de nosso Senhor Jesus Cristo. A Bíblia nos exorta a afastarmos-nos cada dia das práticas pecaminosas, aproximarmos de Deus com um coração íntegro e piedoso, e nos esforçarmos por viver de maneira santa.
1. Algumas características de um viver santo:

 

1.1. Santidade engloba todos os aspectos da vida humana.

O viver santo tem um significado muito mais abrangente do que simplesmente obedecer a uma longa lista de proibições (1 Ts 5.23).

1.2. Santidade é humildade e confissão.

O princípio de um viver santo fundamenta-se na humildade, na confissão e no reconhecimento sincero de que a pessoa depende da misericórdia de Deus. O crente não deve justificar-se comparando-se com os outros.

“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13).

Veja também: Jo 8.3-9.

1.3. Santidade é ação do Espírito Santo.

A ação do Espírito Santo na vida do crente torna-o santo.

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gl 6.14).

“Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (2 Ts 2.13).

Meio divinos para a santificação:

Palavra: Jo 15.1-3.

Sangue: 1 Jo 1.7.

Espírito Santo: Ef 5.18.

1.4. Santidade é negar o próprio ego.

Se por seus próprios esforços o crente buscar a santificação estará satisfazendo a si mesmo, e o exercício da santificação se tornará uma espécie de concurso de beleza.

“Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4.6).

Ceva Home Church

ÚLTIMOS POSTS