Novos pergaminhos com manuscritos bíblicos encontrados na Judeia

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

O uso da tecnologia e a persistência de arqueólogos israelenses resultaram na descoberta de novos manuscritos com trechos do Antigo Testamento na mesma cadeia de cavernas na Judeia onde foram encontrados, há mais de 70 anos, os chamados “manuscritos do Mar Morto”.

As descobertas em arqueologia com alguma relação com as regiões que compõem os registros bíblicos sempre trazem luz sobre eventos narrados no Antigo e Novo testamentos, reforçando a veracidade das Escrituras.

Pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel usaram drones na cadeia de cavernas localizada no deserto da Judeia, para mapear o local e acessar áreas que ainda não haviam sido exploradas do ponto de vista arqueológico. Lá, encontraram esconderijos usados durante a revolta contra Roma e o imperador Adriano.

Em um desses esconderijos, chamado “caverna dos horrores”, foi constatado que muitas pessoas morreram ali. Um esqueleto mumificado de uma criança com seis mil anos foi encontrado, além de uma cesta com data estimada superior a dez mil anos, com moedas antigas.

Em meio a tantas descobertas, um tesouro da história também foi encontrado: fragmentos de texto bíblico de 2 mil anos, com trechos do Antigo Testamento, foi identificado pelos pesquisadores, que logo trataram de registrar e preservar o material.

De acordo com informações do Jornal Nacional, o arqueólogo Oren Ableman, da Autoridade de Antiguidades de Israel, comentou que esses são novos pedaços de um quebra-cabeças e que, apesar de pequenos, trazem conhecimentos sobre aqueles tempos que os pesquisadores não tinham antes.

Por enquanto, as autoridades estão suspendendo as buscas por novas partes dos manuscritos. Investigadores encontraram, em mercados clandestinos, a comercialização de pedaços de pergaminho encontrados por ladrões de antiguidades e vendidos por altas quantias a colecionadores.



Gospel Mais

ÚLTIMOS POSTS