O Vaso e o Oleiro: A matéria prima

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

A passagem o Vaso e o Oleiro transmite uma mensagem de imenso valor para todos os que deixam a palavra de Deus prevalecer. O texto bíblico é uma lição que devemos tomar para sempre no nosso cotidiano, contendo valores morais preciosíssimos e uma mensagem sobre a atuação de Deus em nossas vidas e em nossa sociedade.

Após ler essa mensagem,aproveite para ler também:

Nessa passagem, Jeremias recebe o pedido do Senhor para se encaminhar até a casa do Oleiro, alguém que tem como labuta a criação de objetos de porcelana. Jeremias, a princípio, não entendeu o porquê da ordem, mas saiu de casa e tomou a direção da casa do trabalhador.

Tentando entrar em contato com Deus e interpelado dessa forma, percebeu ao entrar na casa, observando o vaso e o oleiro, em como o trabalhador exercia sua função, o que estava sendo dito para ele naquele momento, mesmo que não em palavras.

Vasos moldados

O que Jeremias viu foi o barro se desfazendo nas mãos do Oleiro, que pacientemente manteve sua hábil técnica para continuar arquitetando e moldando o vaso que estava construindo, refazendo-o por completo e finalizando o trabalho.

A mensagem ficou clara para o profeta. Deus faz tudo da forma que tem que ser feito, por mais que o vaso entre em deformidade em algum momento, ele fará com que tudo se ajuste, com que o trabalho seja perfeito no final, no tempo necessário.

Nós somos como barro

Não devemos nos tornar pessoas personalistas, com egos que ultrapassam a barreira da compreensão de que somos pequenos perante ao Senhor. O Vaso e o Oleiro é uma alusão a nossa fragilidade e ao nosso instinto em tomar ações que fogem da aprovação de Deus.

Quando desvirtuamos nosso caminho, estamos nos desfazendo como barro na mão de Deus. Se nos aproximamos e escutamos suas palavras, se aceitamos sua influência, encontramos a direção para fazer parte de uma sociedade que consegue atuar com um propósito coletivo, tomar a forma desejada.

O Vaso e o Oleiro: A matéria-prima

Somos exatamente isso, a matéria-prima de Deus, do único trabalhador capaz de transformar toda aquela massa em um objeto único e de valor. O artista é quem tem a capacidade de nos moldar, da forma que desejar.

O Vaso e o Oleiro é uma alegoria eficiente de que o trabalho pode tomar tempo, pode desandar, mas será perfeito. Não haverá desistência, não seremos deixados ao relento, o artista nos manuseará até que tomemos a forma final.

“Por que o Senhor não me diz aqui mesmo o que tem a dizer? Por que eu preciso ir até lá?” Perguntou-se Jeremias. Nós devemos tomar nossas atitudes. Por mais que o Vaso e o Oleiro nos ensine que ele está nos moldando sempre para melhorar, é nossa obrigação entender a mensagem e absorver as lições que Ele tem passado durante sua vida, sendo capaz de realizar tudo o que você sempre desejou, ajudar quem está perto, seja com uma palavra de apoio, com uma atitude de benevolência. Você tem colocado em prática as lições do Senhor?

 

Mensagem Biblica

ÚLTIMOS POSTS