Pastor ensina princípios para tomar decisões certas: “Devemos estar atentos aos sinais”

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Enquanto a vida de Abraão foi marcada por passos de fé, a jornada de seu sobrinho, Ló, foi feita de decisões erradas. Para evitar os mesmos erros, o pastor Joel Engel ensinou os princípios para tomar decisões segundo a vontade de Deus.

“Devemos fazer nossas decisões pela fé, e não por vista. Não podemos julgar pelo que os olhos veem”, disse o pastor em culto transmitido online na última terça-feira (30).

Na semana passada, Engel explicou que fé não é ter um pensamento positivo, é confiar no caráter de Deus. Nesta terça, ele lembra que Abraão deixou a terra de seus pais baseado em uma palavra de Deus.

Em Gênesis, a Bíblia relata que Ló foi junto com seu tio, Abraão, para Canaã. Mas por causa da grande quantidade de bens que eles possuíam, o sobrinho achou que seria melhor se separar do tio — Abraão ficou em Canaã e Ló escolheu Sodoma.

“Sodoma era uma cidade perversa, mas Ló tomou a decisão baseado no que viu e no desejo de enriquecer. Influenciado por sua esposa, ele decidiu partir. O que ele não sabia, é que estava caminhando para a cidade da destruição”, observa Engel.

Ló chegou a prosperar em Sodoma, mas longe de Abraão enfrentou seu primeiro problema: pouco tempo depois, houve uma guerra e Sodoma foi saqueada. Ló foi levado cativo, mas Abraão levou consigo 318 homens para derrotar os inimigos e libertar a Ló.

Engel observa que, com esse “sinal”, Ló deveria perceber que estava no caminho errado, mas decidiu continuar com a decisão errada de viver separado de Abraão.

Depois disso, Deus avisou Abraão que destruiria as cidades Sodoma e Gomorra, por causa dos seus grandes pecados. Abraão intercedeu por seu sobrinho Ló e dois anjos foram enviados para tirar Ló e sua família de lá. 

Enquanto Deus fazia chover fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra e a família de Ló fugia, sua mulher olhou para trás e foi transformada em uma estátua de sal. Tudo o que Ló havia construído naquela cidade foi destruído.

“Aqui está uma lição para os dias de hoje”, alerta Engel. “Tantas pessoas perderam aquilo que construíram por anos, porque não conheciam a Palavra de Deus e fizeram a escolha errada”.

Como, então, fazer escolhas certas?

O pastor Joel Engel acredita que uma decisão deve ser tomada com base em 4 princípios, iniciados com a letra P: paz, poder, provisão e paixão.

“Você tem que sentir paz, ser capacitado pelo poder de Deus, receber a provisão dos céus e ficar apaixonado pela decisão que tomou”, explica o pastor.

Engel também lembra que é muito importante que você “entenda os sinais de Deus” em sua caminhada. “Abraão prosperou e Ló também enriqueceu. Mas Ló não entendia que a prosperidade que estava sobre ele era por causa da bênção de Abraão”, disse.

“Quando Ló estava junto com Abraão, ele sentiu paz, testemunhou o poder de Deus e experimentou a provisão de Deus”, observa Engel. No entanto, ele tomou uma decisão apressada e com base no que via.

“Não tome decisões apressadas. O sábio espera muito tempo para chegar a uma decisão”, aconselha o pastor.

Engel também destaca a importância de conhecer a Palavra de Deus, para uma decisão acertada. Por outro lado, ele também orienta que sejamos aconselhados por pessoas mais maduras na fé — especialmente aquelas que têm figura de autoridade.

“Tenha um pastor, alguém que te oriente na questão da fé e das decisões de sua vida. Os grandes homens da Bíblia, como Davi, tinham conselheiros que os orientavam. Grandes presidentes americanos sempre tiveram pastores conselheiros a seu lado”, afirma.

Veja a pregação completa:



Guia me

ÚLTIMOS POSTS