pastor progressista tentou inserir ideologia de gênero no termo

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Um episódio capaz de causar constrangimento generalizado marcou a abertura do 117° Congresso dos Estados Unidos: um pastor progressista, do Partido Democrata, encerrou sua prece com as palavras “amen… and awoman”, demonstrando não compreender o significado da palavra “amém”.

O responsável pela cena insólita foi o deputado Emanuel Cleaver é pastor da Igreja Metodista Unida, uma das mais progressistas dos EUA. Sua tentativa de inserir a ideologia de gênero em uma expressão que por milênios não foi influenciada por mudanças culturais não passou despercebida, mas teve resultado amplamente negativo para seus propósitos.

O pastor Franklin Graham usou as redes sociais para dizer que o ano de 2021 não começou bem, com a demonstração de ignorância de um representante do povo que se apresenta como pastor e não conhece o significado e a origem da palavra “amém”.

“O Rep. Democrata Emanuel Cleaver do Missouri abriu o 117º Congresso em oração ontem, mas ele encerrou sua oração dizendo: “Amém e uma mulher.” Suponho que ele estava tentando usar esse tempo de oração para fazer uma declaração política sobre igualdade ou questões de gênero que estão na mesa. Infelizmente, é onde estamos hoje. Não é um bom começo para 2021”, escreveu Graham.

“A palavra ‘Amém’ significa simplesmente ‘Assim seja’, e é por isso que é dita no final das orações. Não tem nada a ver com gênero. Lamentavelmente, mesmo a oração não é mais sagrada para alguns em nossos salões do Congresso. Uma coisa é óbvia – precisamos mais disso. Amém!”, acrescentou o líder da organização Samaritan’s Purse.

A tentativa do deputado em inserir a “linguagem neutra“, uma faceta da ideologia de gênero, resultou em duras críticas de colegas de Parlamento: o republicano Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara, disse que “a loucura radical começou”.

“Infelizmente, fatos são irrelevantes para progressistas. Inacreditável”, comentou o republicano Guy Reschenthaler, da Pensilvânia, em sua conta no Twitter ao compartilhar o vídeo constrangedor.

De acordo com informações do jornal Gazeta do Povo, o caso ocorreu dias após um comitê da Câmara dos Representantes propor mudanças nas regras da Casa para “honrar todas as identidades de gênero”, eliminando palavras que indiquem gênero, como “mãe”, “pai”, “ele” e “ela” em troca de “linguagem neutra”.

Origem

O portal Megacurioso informa que a palavra “amém” é um dos “raros exemplos de palavras que mantiveram seu significado original quase imutável por milênios”. Adotada por diversos idiomas de variadas famílias linguísticas, “amém” tem origem no hebraico e pode ser traduzida literalmente como “espere por isso”.

Entretanto, desde alguns dos primeiros textos judaicos, vem sendo usada com o significado de “que assim seja”, como forma de reforçar a veracidade de uma declaração ou de concordância com o seu conteúdo, na esperança de que se concretize.

“Ao longo dos séculos, a palavra acabou sendo transportada para diferentes línguas, mantendo este mesmo significado”, conclui o portal.



Gospel Mais

ÚLTIMOS POSTS

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x