pesquisa aponta crescimento e maioria já apoia proposta

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

A proposta de implementação do voto auditável para garantir a prevenção contra fraudes nas eleições vem ganhando apoio popular, revelou uma pesquisa recente.

Conforme as mistificações vão sendo desmentidas, o apoio da população à PEC 135/19, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), aumenta.

O equívoco de que a proposta envolveria o retorno à cédula de votação vem sendo derrubado, e a compreensão de que se trata de um comprovante impresso para o voto na urna eletrônica tem crescido junto aos eleitores.

O instituto PoderData realizou uma pesquisa entre os dias 19 a 21 de julho de 2021, entrevistando 2.500 eleitores em 427 municípios nas 27 unidades da Federação, e constatou que 46% são favoráveis ao voto auditável, com 40% contrários e 14% admitindo que não sabem como responder.

Esse número mostra uma inversão de tendência em relação à pesquisa realizada pelo mesmo instituto no final de maio, quando 46% se diziam contrários e 40% eram favoráveis à proposta.

De acordo com informações do portal Poder360, o maior apoio à proposta do voto auditável vem da população no Nordeste, com 56% favoráveis. O menor apoio ocorre no Centro-Oeste, onde somente 23% apoiam a PEC 135/19. Nessa região há também o maior número de indecisos: 43%.

O principal argumento a favor da impressão de um comprovante para o voto registrado na urna eletrônica serviria para confirmar o resultado das eleições e evitar que fraudes, como um eventual ataque de hackers ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral, por exemplo, pudessem alterar a decisão popular.

Gospel Mais

ÚLTIMOS POSTS

Espaço Gospel foi criado com a intenção de reunir o melhor de todo material disponível na rede para ajudar você a se conectar com Deus!