Tempo em família – Verbo da Vida

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

por Godofredo Couto
*Graduado na Escola de Ministros Rhema 

Assisti recentemente a um documentário sobre o filme De Volta para o Futuro. Eles mostravam as dificuldades para desenvolver e finalizar a película, que fez tanto sucesso na época e ainda diverte as pessoas hoje, por ser um filme atemporal. Realmente, é um filme para toda a família e muito criativo.

O tema do filme, no entanto, me levou a uma reflexão sobre o tempo. A volta no tempo faz parte de muitos filmes de ficção científica, mas, na realidade, uma máquina que pudesse nos transportar para outras épocas nunca foi construída. Então, o tempo continua passando e não podemos mudar o que ficou para trás, pois ele só anda para a frente. 

Assim, o único espaço de tempo em que podemos realmente realizar coisas é o hoje. E hoje é o dia que o Senhor fez para nós. O que planejamos para este dia?

Vale lembrar que hoje também é o primeiro dia do resto de nossas vidas. Nosso futuro e o da nossa família vai depender do que fizermos e decidirmos nesta hora, neste dia. 

A tecnologia é o resultado da criatividade que Deus deu ao homem e ela veio para facilitar as nossas vidas, encurtar tempo e distâncias. Mas, se ela não for usada com sabedoria, pode roubar, destruir e matar muitas vidas. Não há dúvida de que estamos no final dos tempos. E, nesses dias maus, há quem mate para roubar um celular, há quem viva em função das redes sociais, do número de seguidores e de curtidas. Há quem se isole e viva uma vida digital… Só para você ter uma ideia, já me peguei mandando mensagem para minha esposa dentro de casa.

Resolvemos estabelecer uma regra de não usar a tecnologia na hora da refeição em família, mas eu percebo que, se relaxamos um pouco nessa vigilância, as regras vão sendo quebradas rapidamente. Isso porque as pessoas criaram uma dependência da tecnologia.

Uma vez, comentei com o meu filho que ele deveria sair do computador para fazer outras coisas e me espantei com sua resposta: “Pai, eu faço tudo aqui. Eu brinco, assisto filme, estudo e falo com os amigos”

A Bíblia afirma, em Efésios 5.15-16Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus”.

Remir o tempo significa saber administrá-lo bem. Essa é uma coisa que sempre peço a Deus, que me dê sabedoria para administrar bem o meu tempo. 

Gostei muito de uma postagem que dizia, entre outras coisas: “A Netflix não custa R$ 40 por mês. Ela custa o seu tempo. As redes sociais não são gratuitas, elas custam o seu foco”.

E qual deve ser o principal foco do cristão. A Palavra de Deus responde:

“…tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” (Hebreus 1.2).

Eu tenho que me policiar bastante no uso das redes sociais, pois sou jornalista e marqueteiro. Sempre procuro falar de Jesus, dos valores do Reino e da família cristã. 

A tecnologia é uma bênção, se usada com sabedoria. Então, vamos usar a tecnologia ao nosso favor, ao favor da nossa família, ao favor do Reino de Deus. Não sei se você já percebeu que, quando ficamos sem energia ou sem internet em casa, logo procuramos conversar mais uns com os outros e fazer coisas em família. É tão gostoso!

Vamos passar mais tempo sem tecnologia e com nossa família! Deus vai curtir muito isso!

Fonte:Verbo da Vida

ÚLTIMOS POSTS