Teólogas feministas não querem se referir a Deus como ‘Ele’

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

A difusão da ideologia progressista na sociedade vem criando compreensões equivocadas do cristianismo em muitas igrejas, e um recente movimento de teólogas feministas na Holanda mostra que até a forma de se referir a Deus com letra maiúscula se tornou alvo da problematização inerente ao politicamente correto.

O grupo de feministas que se identificam como teólogas decidiu contestar a versão da Bíblia Sagrada na “nova tradução holandesa” (Nieuwe Bijbelvertaling – NVB), por conta do uso do “e” maiúsculo quando Deus é referido como “Ele”.

De acordo com informações do jornal Trouw, para as teólogas feministas, Deus não deve ser chamado de “Ele”, mas sim de “ele”, com letra minúscula, pois consideram a letra maiúscula um sinal de uma “imagem patriarcal de Deus”.

Quando a NBV foi lançada, em 2004, as referências a Deus como “Ele” já não eram mais maiúsculas. No entanto, na nova versão revisada, a chamada NBV21, as palavras são ainda mais alteradas. “Esmola”, por exemplo, é alterado para “um presente de misericórdia” e “Ele” desta vez está com letra maiúscula.

O jornal protestante holandês Nederlands Dagblad publicou matéria explicando que, na Bíblia NBV21, há doze mil pontos diferentes da versão anterior, e que os tradutores chegaram a esse número de alterações após usarem mais de 3.500 respostas de leitores da Bíblia.

O Sínodo Ecumênico de Mulheres e um departamento holandês de uma rede europeia de mulheres de pesquisadoras religiosas enviaram à Sociedade Bíblica Holandesa uma carta sobre a questão do uso da letra maiúscula nas referências a Deus como “Ele”.

No texto da missiva, as signatárias se queixam dizendo que a utilização da letra maiúscula como respeito a Deus é um “tapa na cara” das mulheres: “A reintrodução de ‘Ele’ fortalece uma imagem patriarcal de Deus e enfatiza a masculinidade do ser supremo”, reclamam as teólogas feministas.

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar” –João 14:1,2



Gospel Mais

ÚLTIMOS POSTS

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x