Vida em Hebraico → Uso da palavra Vida na bíblia hebraica

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você já leu sobre vida na bíblia? Sabe qual é a origem hebraica dessa palavra? Sabe a importância do termo vida em Hebraico? Se você tem o interesse de conhecer mais sobre o significado da palavra vida na Bíblia Hebraica, continue lendo esse artigo.

O Antigo Testamento a palavra vida é de suma importância. A Bíblia tem a vida como um de seus principais temas. Ela narra sobre o início da vida em Gênesis, fala de como o ser humano viver de forma plena e trata da ligação entre a vida humana com seu criador. Então conhecer mais afundo sobre a palavra vida em hebraico é entender mais profundamente a mensagem contida nas Escrituras.

Nesse artigo você conhecerá a palavra vida em hebraico, entenderá seu significado e sentido e aprenderá como a palavra vida em hebraico aparece na bíblia. Continue lendo e conheça mais profundamente uma palavra tão importante na mensagem judaico-cristã.

Palavra Vida em Hebraico

  • A palavra hebraica para vida é chaiyah (חָיָה)

Esse termo refere-se a vida física. Segundo Russel Norman Champlin os teólogos judeus apontam uma complexidade na ideia de vida que entra em contradição com a concepção cristã. Segundo eles os hebreus antigos não tinham a ideia de alma como algo separado do corpo.

A divergência sobre a vida no sentido não corpóreo vem da interpretação do termo nephesh (נֶפֶשׁ). Esse é o termo hebraico fôlego de vida (Gênesis 2.7).  Para os hebreus antigos esse termo está próximo da ideia de anima do grego primitivo, uma espécie de espectro da vida ao chaiyah. Para os cristãos nephesh é a alma, no sentido de uma vida espiritual dada por Deus. Essa alma continuar vivendo em uma vida após morte, sendo para condenação ou salvação.

Significado de vida em hebraico bíblico

A palavra chaiyah, que corresponde a palavra vida em hebraico, está diretamente ligada a ideia de corpo. É a via do corpo, física, biológica. Ela é a vida que se vive na terra. Esse termo pode ter o sentido de viver, estar vivo, o modo como se vive, ser vivo ou até restaurar.

A palavra vida em hebraica tem diversos sentidos e traduções. Portanto se você estiver lendo a bíblia hebraica é necessário que esteja atento ao contexto. A partir do contexto que você saberá qual a melhor tradução para a palavra chaiyah. Não esquecendo que na cultura dos hebreus antigos a concepção de vida e alma é bem diferente da sociedade cristianizada em que você vive hoje.

Uso da palavra Vida na bíblia hebraica

Existem diversos sentidos e traduções para a palavra vida em hebraico. Agora você verá alguns exemplos de como a palavra chaiyah se apresenta e é traduzida na bíblia. O interessante é você analisar como o contexto influencia na mudança de sentido para a palavra vida quando traduzida do hebraico para o português.

Restaurar

Neemias 3:24 – “Depois dele, Binui, filho de Henadade, reparou outro trecho, desde a casa de Azarias até à esquina do muro”

Vida dada por Deus

Jó 33:4 – “O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. ”

Reservar pessoas vivas, manter vivo

Ezequiel 13:18“[…] Porventura caçareis as almas do meu povo, e as almas guardareis em vida para vós? ”

Salmos 119:25 – “Agora estou prostrado no pó; vivifica-me conforme a tua promessa. ”

Reviver

2 Reis 13:21“[…] caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés. ”

Sustentar a vida, modo de vida

Gênesis 27:40 – “E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. […]”

Deuteronômio 8:3“[…] para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem. ”

A palavra chaiyah, vida em hebraico, aparece aproximadamente 260 vezes na Bíblia Hebraica. Como pode-se perceber essa palavra tem sentidos variados dependendo do contexto. Por isso quando você estiver fazendo uma exegese deve considerar todo o texto e não só a palavra que está sendo analisada.

Como Qualquer Cristão Pode Memorizar a Bíblia?

Você já imaginou ter na sua memória milhares de versículos da bíblia? Podendo se lembrar de cada um deles a qualquer momento?

Esse conhecimento é muito poderoso. Ele te permite usar o poder da Palavra em qualquer situação do seu dia a dia. É a chance de você conectar ainda mais sua mente e sua alma a palavra de Deus.

Aprender a memorizar a bíblia, na prática, significa fortalecer sua fé. Significa ter Deus mais próximo a você — nos momentos bons e ruins.

Significa também proteger sua mente contra os pecados, contra os ataques do satanás e suas forças malignas.

Então, se você quer estar mais perto da palavra de Deus, não há nada melhor do que memorizá-la.

Para te ajudar nessa missão, a Universidade da Bíblia criou um curso online completo que mostra como você pode memorizar milhares de versículos, e se lembrar de outras informações tão importantes, como:

– A ordem dos livros da bíblia sagrada

– Quais são todos os milagres de Jesus

– Quem foram os reis de Israel e Judá

– Histórias do antigo e novo testamento

– A ideia e o assunto dominante de cada livro da bíblia

Para aprender como memorizar a bíblia, para nunca mais esquecer, é só clicar no botão abaixo e conhecer em detalhes o curso de memorização da bíblia.

Esse curso pode ser feito por qualquer cristão, mas é ainda mais importante se você for pregador da palavra, pastor, conferencista, seminarista ou professor de escola dominical.

As aulas são online e você pode assisti-las quantas vezes quiser. Muitos alunos relatam que, ao aplicar esse método de memorização, conseguem reter milhares de versículos e até livros inteiros.

Se você quer também guardar a bíblia na sua mente clique no botão abaixo e saiba mais sobre esse método abençoado.

 



Fonte: Projetos Gospel

ÚLTIMOS POSTS

0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
()
x