Você conhece as diferenças entre uma igreja secular e igrejas do Reino?

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Confira a primeira parte desse estudo clicando aqui.

Contrastando as duas igrejas (ekklesias) em Atos 19

A igreja governamental de Deus que transforma a sociedade (de acordo com o mandato cultural de Gênesis 1:28) é ilustrada sucintamente em Atos 19, onde, em um período de três anos, Paulo e seus discípulos empregavam os poderes das trevas que estavam por trás da deusa Artemis, encheu toda a Ásia Menor com o evangelho e transformou a economia e a cultura daquela região. (Sua influência não se limitou às salas de aula de Tyrannus).

Atos 19: 9-10 diz que Paulo “pegava os discípulos, dando palestras diariamente na escola de Tirano. Isso continuou por dois anos, para que todos os que viviam na Ásia ouvissem a palavra do Senhor Jesus, judeus e gregos”. O versículo 17 diz: “Isso ficou conhecido por todos os judeus e gregos que moravam em Éfeso. E o medo caiu sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus foi magnificado”. Vemos 19:20, 23-27: “Assim, a palavra do Senhor cresceu e se espalhou poderosamente”.

Em todos esses casos, vemos o evangelho permear todos os aspectos da cidade – não apenas a sala de aula de Tiranus; portanto, a verdadeira ekklesia é um centro de equipamento que envia discípulos para permear todos os aspectos da cultura com o evangelho de Jesus.

Na minha opinião, Deus realmente não se importa com quantas pessoas você espreme em um prédio no domingo de manhã – ele se importa com quantas você envia para servir a comunidade na segunda-feira, para que a igreja reunida no domingo se espalhe na segunda-feira!

Um tumulto em Éfeso (Atos 19: 23-27)

“Naquela época, surgiram grandes problemas sobre o Caminho. Para um ourives chamado Demétrio, que fazia santuários de prata para Artemis, trouxe muitos negócios aos artesãos. Ele os reuniu com os trabalhadores de ofícios semelhantes e disse:” Homens, vocês sabem que por esse comércio, temos nossa riqueza. E você vê e ouve, não apenas em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, que este Paulo convenceu e afastou muitas pessoas, dizendo que essas coisas feitas pelas mãos não são deuses. Agora, não apenas nosso comércio corre o risco de desonrar, mas também o templo da grande deusa Artemis, a quem toda a Ásia e o mundo adoram, pode ser desacreditada e sua magnificência destruída”.

Vemos nesta passagem que o efeito da ekklesia que Paulo plantou foi que toda a estrutura econômica da cidade de Éfeso foi virada de cabeça para baixo, o que resultou em uma ekklesia secular sendo chamada para tentar combater a ekklesia cristã – algo que ainda hoje testemunhamos quando certos partidos políticos, ideologias e facções tentam sistematicamente fechar a ekklesia do reino da política e sua influência na praça pública; portanto, é uma luta contra as duas ekklesias.

Atos 19: 28-32, 35-41 mostra a função da ekklesia secular:

“Quando ouviram isso, ficaram cheios de raiva e gritaram: ‘Grande é Ártemis dos efésios!’ A cidade estava cheia de confusão e, em uníssono, apreenderam Caio e Aristarco, companheiros de viagem de Paulo da Macedônia, e entraram correndo no teatro.. Portanto, alguns gritaram uma coisa e outra, e a maioria deles não sabia por que eles venha junto. […] O funcionário da cidade acalmou a multidão e disse: ‘Homens de Éfeso, que homem existe que não sabe que a cidade de Efésios é a guardiã do templo do grande Artemis e da imagem que caiu do céu? Se você procurar algo mais, isso será resolvido na assembleia legal. Pois corremos o risco de ser acusados de tumultos hoje, já que não há motivo para darmos conta desse tumulto. Quando ele disse isso, ele demitiu a assembleia”.

Toda vez que a palavra “assembleia” é mencionada, é realmente da tradução grega ekklesia, que chamamos de igreja – portanto, havia duas igrejas em conflito na cidade de Éfeso: uma autorizada pelo deus Artemis e a outra representando o reino de o único e verdadeiro Senhor e Deus, rei Jesus.

Consequentemente, quando a igreja contemporânea tenta ser relevante em vez de revolucionária, ela representa a igreja secular, ou ekklesia, mais do que o reino ekklesia! A ekklesia secular é um conceito neutro composto por governos terrenos que são influenciados por Deus ou pelo maligno.

Deus coloca a ekklesia secular sobre uma nação através da criação ou graça comum, como vemos em Romanos 13: 1-7, mas espera que a ekklesia do reino influencie a maior cultura e mude a política em direção à justiça. Portanto, se o reino ekklesia for eficaz, ele influenciará as leis e políticas da ekklesia secular; mas os dois nunca devem se misturar e convergir juntos! Aqueles chamados por Deus para servir na ekklesia secular nunca devem se tornar uma parte orgânica dela, mas sempre se consideram uma planta do reino representando Sua ekklesia para Seus propósitos.

A ekklesia secular mostrada na cidade de Éfeso quase teve um tumulto porque eles estavam chateados porque a cidade estava sendo influenciada pelo governo de Deus. A Escritura é clara que um dos mandatos da igreja verdadeira (ekklesia) é influenciar as nações com a Palavra / lei de Deus.

Isaías 2: 1-3 diz:

“Nos últimos dias, o monte da casa do Senhor será estabelecido no topo dos montes e será exaltado acima das colinas, e todas as nações fluirão para ele. Muitas pessoas vão dizer: ‘Vinde, e vamos suba ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, e ele nos ensinará os seus caminhos, e andaremos nos seus caminhos. Porque de Sião sairá a lei e a palavra do Senhor de Jerusalém”.

Salmo 110: 1-2 diz:

“Disse o Senhor ao meu senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. O Senhor enviará de Sião o teu poderoso cetro; governará no meio dos teus inimigos”.

É claro que a igreja não é uma entidade política secular; por outro lado, é o único órgão corporativo capaz de manifestar a sabedoria e o governo de Deus na Terra, razão pela qual devemos sempre concentrar todos os seus esforços através daqueles conectados à comunidade de Jesus, que constituem a verdadeira ekklesia.

Artigo originalmente publicado no portal Charisma News.

Fonte: Gospel Mais

ÚLTIMOS POSTS